CBA - Centro de Biotecnologia da Amazônia
border
PORTUGUÊS | ENGLISH

    :: Principal
    :: A Instituição
    :: Serviços
    :: Estrutura Física
    :: Legislação
    :: Galeria
    :: Trabalhe Conosco
    :: Localização
    :: Contato

 

   

 

Suframa

 
A Instituição

        O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) foi criado no âmbito do Programa Brasileiro de Ecologia Molecular para o Uso Sustentável da Biodiversidade – PROBEM, inscrito no Primeiro PPA- Plano Plurianual do Governo Federal, o qual foi somente instituído em 2002 pelo Decreto no. 4.284, sendo seu Conselho representado por três ministérios: Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior - MDIC, Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, e Ministério do Meio Ambiente - MMA.
        O PROBEM/Amazônia é uma iniciativa conjunta da comunidade científica, do setor privado, do governo federal, e dos governos estaduais da Região Amazônica e visa: contribuir para o desenvolvimento da bioindústria no país e em especial na região amazônica; atuar fortemente na geração de conhecimento e transferência de tecnologia de ponta, mediante diversas modalidades de parcerias com instituição de pesquisa e o setor privado; e contribuir para diversificação da estrutura produtiva da Zona Franca de Manaus, no que se refere à ampliação das oportunidades de investimento na região.
        A SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus, é responsável pela execução e administração do CBA, sendo a principal mantenedora, com aproximadamente 70% do aporte financeiro.
        O Governo do Amazonas participa do projeto através da FAPEAM (Fundação Estadual de Amparo e Pesquisa no Amazonas) em parceria com a SUFRAMA.
        O CBA é um Centro de Tecnologia que, por meio da inovação tecnológica, deve criar condições para o desenvolvimento ou aprimoramento de processos e produtos da biodiversidade amazônica, por meio de:

 

• Ação integrada com a universidade e Centros de Pesquisa do setor público e privado (Rede de Laboratórios Associados – RLA);
• Aumento da densidade tecnológica no setor industrial (Parque Bioindustrial na região amazônica);
• Promoção de ambiente favorável à Inovação (oferta de serviços tecnológicos);
• Desenvolvimento e difusão de produtos e processos biotecnológicos com valor agregado em toda a cadeia produtiva.

 

 

Missão

Promover a inovação tecnológica de processos e produtos, incentivando e criando as condições básicas para apoiar o desenvolvimento das atividades industriais baseadas na exploração sustentável da biodiversidade amazônica.
<-voltar

 

 

 

 

 

 

Objetivos

Como Centro Tecnológico, o principal objetivo do CBA é transformar os conhecimentos gerados por institutos de pesquisa já existentes em produtos com valor agregado em toda a cadeia produtiva. Neste sentido, o Centro já vem desenvolvendo produtos e processos em parceria com instituições de ensino e pesquisa e com a iniciativa privada.

Outros objetivos:

• Contribuir para o desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda a partir da inovação biotecnológica.
• Promover o conhecimento da biodiversidade amazônica associado às tecnologias necessárias ao seu aproveitamento econômico com agregação de valor na região amazônica.
• Incentivar o desenvolvimento regional de produtos, processos e serviços biotecnológicos, nas áreas de saúde humana, agronegócio e industrial visando sua comercialização e inserção em cadeias produtivas regionais, nacionais e globais.
• Incubar, consolidar e projetar empresas de base biotecnológica.
• Incentivar a implementação de parques bioindustriais na região amazônica, de projeção internacional, constituídos de empresas e instituições de competência reconhecida.

<-voltar

 

 

 

 

 

 

Estratégia de Ação

• Articular as infra-estruturas disponíveis no País e no exterior, estabelecendo parcerias e negócios com instituições públicas e privadas de ensino, de pesquisa, de metrologia e certificação, de proteção e difusão do conhecimento.

• Promover continuamente a visibilidade do CBA em eventos nacionais e internacionais de modo a favorecendo negócios e parcerias entre as empresas e instituições vinculadas e atrair investidores para Parques Bioindustriais da região.

• Apoiar empresas e instituições que desejem investir no uso de insumos oriundos da biodiversidade amazônica, oferecendo serviços tecnológicos e consultoria especializados.

• Vincular-se a seus fornecedores, clientes e parceiros através de contratos, termos de parceria, licenciamento e outros instrumentos jurídicos aptos a salvaguardar os legítimos interesses das partes no que se refere a incentivos fiscais, riscos, repartição de benefícios, sigilo industrial e proteção de propriedade intelectual.

• Apoiar as comunidades produtoras amazônicas, capacitando-as a aprimorar processos desenvolver, produzir e comercializar produtos decorrentes do uso da biodiversidade, assim como incentivar o cultivo, a criação e o extrativismo sustentáveis.

• Avaliar a potencialidade da biodiversidade amazônica, visando a descoberta de novas moléculas e substâncias, ou aprofundar o conhecimento daquelas já identificadas, e viabilizar o cultivo, criação ou extrativismo sustentável dos recursos naturais que os fornecem.
<-voltar

 

 

 

 

 



Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA

Av Gov. Danilo de Matos Areosa, 690 - Distrito Industrial
CEP: 69075-351 - Manaus - Amazonas - Brasil
Telefone: + 55 92 3182-4800

E-mail: cba@suframa.gov.br