Brasil – Governo Federal – SUFRAMA
Hoje, Quarta-Feira, 19/09/2018 - 18:26h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SERVIÇOS - Downloads
Altere o tamanho da
fonte do seu texto.


Marcas

Manual de Identificação Visual - Pólo Industrial de Manaus

 

Manual da Marca (PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS) em CDR

Apresentação e Aspectos Legais

Este Manual tem como objetivo atender às necessidades técnicas no campo da comunicação visual, quanto ao procedimento correto de veiculação da identidade visual da marca dos produtos industrializados na Zona Franca de Manaus (ZFM).

O Manual tem o caráter normativo, no sentido de possibilitar a padronização do uso da marca em questão em todo o território nacional.

Os casos aqui abordados abrangem um amplo leque de opções de utilização da marca.

Todavia, em casos específicos, como o de produtos de dimensão reduzida, a empresa por eles responsável deverá submeter à SUFRAMA proposta de como deseja aplicar a marca.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através da Coordenação de Comunicação Social da SUFRAMA, situada na Rua Ministro João Gonçalves de Souza, s/nº - km 3 da BR-319, Distrito Industrial, Manaus, AM.

Aspectos legais


As normas apresentadas neste Manual decorrem do disposto no Título IV, artigos 45 a 50, da Resolução 200/98, de 11 de dezembro de 1998, e Resolução 454/2003, de 16 de dezembro de 2003, do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), que tratam da divulgação do Pólo Industrial de Manaus (PIM).

Art. 45 As empresas cujos produtos sejam incentivados pela Suframa deverão inserir, com destaque , as expressões “ PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS ” e “ CONHEÇA A AMAZÔNIA”, juntamente com o desenho estilizado de uma garça em pleno vôo, em qualquer peça de propaganda, promoção de vendas e merchandising de seus produtos.

§1º - Nas peças impressas em jornais, revistas, catálogos e manuais promocionais, a inserção da marca deve ser logo abaixo do logotipo principal e em dimensões de largura não inferior a 3/4 (três quartos) deste.

§ 2º - Na propaganda veiculada em emissoras de rádio, a mensagem publicitária deverá conter as expressões “PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS” e “CONHEÇA A AMAZÔNIA”, narrada após a menção final do nome ou marca do produto anunciado.

§ 3º - Na propaganda veiculada em televisão, a inserção da expressão “PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS” é obrigatória e deverá ser efetuada com o destaque necessário à sua perfeita visualização e compreensão.
§ 4º - O Manual de Aplicação da Identidade Visual Suframa Produtos do Pólo Industrial de Manaus, que trata das normas e especificações técnicas exigidas neste artigo, será fornecido pela SUFRAMA, cabendo à empresa beneficiária dos incentivos da ZFM, utilizá-lo para fins de cumprimento do disposto nesta Resolução.


§ 5º - As empresas deverão encaminhar, conforme se der a ocorrência, ao setor responsável pela comunicação social da Suframa, material comprobatório do cumprimento do disposto nos §§ 1º a 3º deste artigo."

Art. 46. O disposto no caput do artigo anterior aplica-se às embalagens e manuais técnicos dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, no que se refere à dimensão, devendo ser impresso em pelo menos uma face do manual ou embalagem.

Parágrafo Único. Poderão ser admitidas outras formas de aplicação que não a impressão, desde que com a autorização expressa da Suframa.

Art. 47. Estão dispensadas da exigência de inserir nas embalagens, as expressões “PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS” e “CONHEÇA A AMAZÔNIA”, juntamente com o desenho estilizado de uma garça em pleno vôo, os componentes, partes e peças fabricados por empresas com projetos industriais aprovados pela Suframa, que sejam comercializados em embalagens do tipo "vai-e-vem" e/ou exclusivamente no Pólo Industrial de Manaus, além de produtos destinados à exportação.

Art. 48. A empresa deverá, ainda consignar nos produtos de sua fabricação, cuja produção seja incentivada pela SUFRAMA, as inscrições “PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS” e “CONHEÇA A AMAZÔNIA”, em letras legíveis.

§ 1º - Estão dispensados desta exigência os produtos destinados à exportação e os componentes, partes e peças, comercializados exclusivamente no Pólo Industrial de Manaus.

§ 2º - No caso de produtos de reduzida dimensão, ou em casos onde o cumprimento integral do disposto no caput deste artigo for tecnicamente e/ou economicamente inviável, a empresa deverá submeter à Suframa proposta de como deseja aplicar a expressão “PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS”, podendo inclusive ser autorizada a dispensa da aplicação.

Art. 49. Para a prática do estabelecido no artigo anterior, a empresa deverá optar por uma dentre as seguintes situações:
I - punção ou gravação, no caso de partes metálicas;
II - alto e baixo relevos, no caso de injetados plásticos;
III - etiquetas adesivas metálicas e/ou metalizadas, de difícil remoção quando aplicadas aos produtos, e que contenham outros dados referentes às condições de uso e/ou características técnicas dos mesmos; e
IV - outras, desde que com a autorização expressa da Suframa.

Art. 50. Para fins do disposto neste Capítulo, as empresas já instaladas poderão utilizar os moldes de impressão com a expressão “PRODUZIDO NA ZONA FRANCA DE MANAUS” até o fim de sua vida útil, quando então deverá ser substituídos pelo da expressão “PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS”.

Art.6º Esta Resolução entre em vigor na data de sua publicação.

A MARCA

A marca dos produtos da Zona Franca de Manaus foi concebida para ser facilmente reconhecida, compreendida e identificada.

As cores da marca são: preto 100% para a tipologia e Pantone 348 C para o retângulo onde se aplica o desenho da garça estilizada, que fica vazado em branco.

 

Estrutura e Construção

Em sua parte superior, a marca é constituída pela logotipia com a frase PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS.

Em sua parte inferior, divide-se em duas subpartes:


a ) A estilização de uma garça em pleno vôo, em retângulo
Dimensionado em 7x34 dos quadrados da malha estrutural.

b) Logotipia com a frase CONHEÇA A AMAZÔNIA.


As duas partes formam módulos exatamente iguais, dividindo a marca em dois grupos de 10x34 dos quadrados da malha estrutural.

O conjunto é horizontal blocado e, verticalmente, apenas o cedilha da palavra conheça ultrapassa a delimitação da malha.

 

 

Tipologia

Os tipos escolhidos para a marca são:

Helvética Black para a frase:
PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS; e

Helvética Roman para a frase:
CONHEÇA A AMAZÔNIA.

O espaçamento entre letras é normal.

A composição das palavras da frase:
PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS é centralizada em três linhas divididas:

1. PRODUZIDO NO
2. PÓLO INDUSTRIAL
3. DE MANAUS

A composição da frase CONHEÇA A AMAZÔNIA é centralizada e alinhada pela base e pelos lados da malha estrutural.

 

 

Cores

As cores da marca são:

preto 100% para a tipologia; e

Pantone 348 C para o retângulo onde se aplica o desenho da garça estilizada que fica vazado em branco.

 

 

Aplicação em P&B

Logotipo em preto 100% e retângulo onde se aplica o desenho em vazado branco da garça estilizada de 40%

 

 

Aplicação em Fundo Preto

Marca colorida:

Logotipia em branco vazado;
Retângulo onde se aplica o desenho em vazado da garça estilizada na cor Pantone 348 C.

As cores da marca são:

Preto 100% para a tipologia;
Pantone 348 C para o retângulo onde se insere o desenho da garça estilizada, que fica vazado em branco.

Marca em P&B:

Toda ela em branco sobre fundo preto 100%.

 

 

Aplicação em Mídia Impressa

Nas peças para jornais e revistas, catálogos e manuais promocionais, a inserção da marca deve ser logo abaixo do logotipo principal e em dimensões de largura não inferior a 3/4 (três quartos) deste.

Nas peças caracterizadas como informes publicitários ou comunicados de lançamento em que não haja utilização de logomarca de produto ou instituição ligada ao produto divulgado, deverá ser feita, no texto, a menção sobre a origem, sob a forma “produzido no pólo industrial de Manaus” e suas variações de gênero e número.

Onde houver utilização da logomarca, deverá ser observado o mesmo preceito válido para as peças de jornais, catálogos e manuais promocionais.

 

 

Aplicação em Mídia Eletrônica

 

Rádio
Na propaganda veiculada nas emissoras de rádio, a mensagem publicitária deverá conter as expressões “PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS” e “CONHEÇA A AMAZÔNIA”, narrada após a menção final do nome ou marca do produto anunciado.

 

Televisão
Na propaganda veiculada em televisão, inserção da expressão “PRODUZIDO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS” é obrigatória e deverá ser efetuada com o destaque necessário a sua perfeita visualização e compreensão. Exemplos na página ao lado.

 

 

 

Embalagens e produtos industriais

A marca deve figurar em uma face, observando-se a posição e assentamento das embalagens quando na armazenagem ou no transporte, considerando-se com base a forma do paralelepípedo, por ser a mais usual. Exemplo na página ao lado.

Cumprida essa observância, é facultativa a aplicação da marca em faces em número maior que um.

 

 

 

Amostras de Cor e de Logotipo

A marca deve figurar em uma face, observando-se a posição e assentamento das embalagens quando na armazenagem ou no transporte, considerando-se com base a forma do paralelepípedo, por ser a mais usual. Exemplo na página ao lado.

Cumprida essa observância, é facultativa a aplicação da marca em faces em número maior que um.

 

 

 

 


Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014