Acesso à informação
Hoje, Segunda-Feira, 10/08/2020 - 22:21h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


27/10/2011

CAS aprova projetos que vão gerar 1.041 empregos

Emerson Medina


         O Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS) aprovou todos os 35 projetos submetidos na pauta da 253ª reunião, realizada nesta quinta-feira, 27, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), no Centro. Os investimentos aprovados somam US$ 368 milhões com a previsão de 1.041 novos empregos nos próximos três anos. A reunião foi realizada em paralelo à programação da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011).
Na abertura dos trabalhos, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e presidente do Conselho, Alessandro Teixeira, elogiou o esforço de todos os servidores e colaboradores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) para a realização da FIAM 2011.
          Ele destacou a importância da aprovação dos projetos submetidos ao CAS para a região e mais uma vez reforçou o compromisso do Governo Federal para a Amazônia, lembrando a assinatura pela presidenta, Dilma Rousseff da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga por 50 anos os incentivos da ZFM e do Projeto de Lei (PL) que estende os efeitos dos incentivos do PIM á Região Metropolitana de Manaus (RMM). Aos jornalistas presentes, Alessandro Teixeira destacou qual será o papel do MDIC durante o tramite da PEC e da PL no Congresso que vai trazer nova discussão sobre a Zona Franca. “O ministério vai atuar para defender a importância do modelo ZFM para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.
          Na abertura dos trabalhos, Alessandro Teixeira dedicou a 253ª reunião do CAS, solicitando o registro da homenagem em ATA, à ex-superintendente da SUFRAMA, Flávia Skrobot Barbosa Grosso, que solicitou a exoneração do cargo em agosto, “em reconhecimento aos anos de dedicação ao Conselho e ao trabalho à frente da autarquia”.

Projetos

          O superintendente em exercício da Zona Franca de Manaus, Oldemar Ianck, destacou durante a reunião alguns projetos como o da Kwasaki para produção de subconjunto de cabeçote, virabrequim, roda de liga e eixo de comando para motocicletas por vir adensar a forte cadeia produtiva do setor de Duas Rodas de Manaus. Outro destaque do superintendente foram os projetos de tablets da Evadin e da Procomp. “No caso da Evadin, esse projeto é importante porque essa é uma empresa tradicional da Zona Franca de Manaus que passou por algumas dificuldades e agora está buscando se reestruturar”, afirmou.
          Oldemar Ianck citou também o projeto da Indexprint para produção de cartonagem de papel ou cartão, chapa, folha, tira de plástico e rótulo de papel ou cartão. “Esse é um setor que foi alvo de medidas de desoneração por parte do Governo do Estado que teve a sensibilidade de beneficiar essa atividade na região. Da mesma forma a prefeitura também contemplou esse segmento com benefícios do ISS (Imposto Sobre Serviços)”, informou. O superintendente  destacou ainda o projeto de produção de secador de cabelo para uso doméstico e para uso profissional da Werk do Brasil, o terceiro desse tipo de produto aprovado pelo CAS, e que se junta a outros investimentos de higiene e cuidados pessoas realizados na região por empresas de grandes marcas como a BIC e a Procter & Gamble (Gillette).
          O outro projeto em destaque é o da Foxconn Moebg para produção de vídeo game. “Esse projeto traz robustez ao segmento de telejogo do PIM. A expectativa é que grandes investimentos sejam realizados nessa área, na esteira do projeto da Masa, aprovado meses atrás, para a produção do X-Box da Microsoft e que, segundo informações da empresa, possibilitou uma redução de 30% no custo final ao consumidor”, avaliou Ianck.

Modelo

          O superintendente em exercício da autarquia, Oldemar Ianck, afirmou que os debates sobre o modelo no Congresso, com as medidas de ampliação dos incentivos e extensão à RMM, trazem também a possibilidade de discutir o fortalecimento das Áreas de Livre Comércio (ALC) de forma que elas possam contribuir para o desenvolvimento sustentável nas regiões de Boa Vista e Bonfim (RR), Macapá e Santana (AP), Tabatinga (AM), Guajará-Mirím (RO), Brasiléia e Epitaciolândia (AC).
          Representando o Governo de Roraima, o secretário de Planejamento daquele Estado, Haroldo Eurico dos Santos, citou os recentes entendimentos entre os governos do Brasil e da Venezuela para a integração sustentável do Norte do País com o Sul do país vizinho, inclusive com a possibilidade de incremento da exportação de alimentos para a Venezuela e da importação de fertilizantes a custos competitivos, uma vez que o produto hoje é importado da Europa e de Israel. O secretário fez um alerta, no entanto, para um fortalecimento das ações públicas nas fronteiras onde, afirmou, há uma presença maior de comerciantes estrangeiros do que de brasileiros.

  




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014