Acesso à informação
Hoje, Segunda-Feira, 25/09/2017 - 18:08h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


28/06/2012

SUFRAMA e órgão parceiros prestam serviços em Feira Internacional de Logística

Márcio Gallo


A parceria promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) com outros órgãos na 1ª Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística (Transpo Amazônia), realizada entre os dias 26 e 28 de junho no Centro de Convenções do Studio 5, Distrito Industrial, demonstrou a iniciativa da autarquia em aproximar as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) às diversas instituições que podem auxiliar no sentido de agilizar processos e serviços inerentes às indústrias locais.

No estande da SUFRAMA, além de técnicos da própria autarquia, estavam profissionais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM), da Receita Federal do Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

Funcionários de várias coordenações da SUFRAMA, dentre elas a Coordenação Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro (CGMEC) e a de Controle de Importação e Exportação (CGIEX), se revezaram durante o evento para atender a representantes de empresas e demais interessados em aprender sobre o trabalho desenvolvido pela autarquia nos diversos processos nos quais a Superintendência está envolvida. A questão logística, tema da Feira, teve abordagem especial por ser reconhecidamente um desafio para as empresas instaladas no parque fabril local.

Já a Sefaz procurou levar ao espaço informações sobre o desembaraço de notas fiscais, processo facilitado, por exemplo, pela Capa de Lote Eletrônica, instrumento criado para agilizar o registro e liberação de mercadorias cobertas por documentos fiscais eletrônicos nos postos fiscais do País. Dados de como preencher solicitações no site do órgão com vistas a acelerar processos também foram explicados por servidores da Secretaria.

A Receita Federal tratou, principalmente, de esclarecer a atividade da instituição no que tange às questões aduaneiras e de tributos fiscais. Servidores lotados nas alfândegas portuárias e aeroportuárias também levantaram questões sobre educação financeira como meio de diversificar a atividade da Receita na Transpo Amazônia.

Levar ao conhecimento de todos a lista de produtos que podem ser importados e exportados legalmente, como alguns tipos de frutas nativas de diversas regiões do País, foi um dos focos do Ministério da Agricultura no estande da SUFRAMA. O correto manuseio e o uso de embalagens que protejam os produtos durante seu transporte receberam atenção especial de representantes do Ministério.

Uma das demandas mais comuns feita pelos visitantes da Transpo Amazônia aos técnicos da Anvisa, era quanto ao registro de produto junto à Agência, dados que os profissionais de vigilância sanitária disponibilizaram, explicando ainda que o cadastramento no site da instituição é o caminho mais rápido para o registro.

Por sua vez, os representantes da Infraero apresentaram, dentre outros assuntos, informações sobre o tratamento dado pelo órgão a cargas que ficam sob seus cuidados, além de explicar o funcionamento de softwares que possibilitam aos usuários rastrear e solicitar serviços à longa distância.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014