Acesso à informação
Hoje, Quarta-Feira, 05/08/2020 - 20:52h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


21/06/2013

PPB de duas rodas em fase final de discussão

Márcio Gallo


A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizou na quinta-feira (20), no auditório da autarquia, nova rodada de reuniões para tratar das alterações nos Processos Produtivos Básicos (PPBs) do setor de Duas Rodas. Esta foi o quarto encontro para discutir o tema e contou com a participação de todos os representantes dos sindicatos e associações envolvidos com o segmento instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM) – como a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Associação dos Fabricantes de Componentes da Amazônia (Aficam), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, Rodoviários e Duas Rodas (Simefre) e Associação Nacional de Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto) – bem como de fabricantes do setor.
 
Acompanhado pelo superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, que presidiu a reunião, o superintendente adjunto de Projetos da autarquia, Gustavo Igrejas, apresentou números apurados pela Superintendência ao longo de 2013 e comparou os índices deste ano com o que o setor apresentou em outros períodos. O aumento na importação de insumos para fabricação de motocicletas no PIM e o crescente mercado de ciclomotores (motos de até 50 cilindradas) foram destacados por Igrejas.
 
Após a apresentação dos dados, Gustavo Igrejas explicitou a proposta de minuta de Portaria Interministerial que a SUFRAMA redigiu levando estes dados em conta e a partir, principalmente, do que foi discutido nas três reuniões anteriores, ocorridas nos meses de dezembro do ano passado e em fevereiro e março deste ano, e as sugestões apresentadas pelos representantes do segmento.
 
Dentre outras propostas, com a nova redação a autarquia visa reverter o quadro de importação dos insumos para o segmento, que chegou a 34% até maio deste ano, aumentar a produção dos ciclomotores no Polo Industrial de Manaus, tendo em vista o crescimento do mercado, e aumentar a produção local de partes e peças metálicas para motocicletas de todas as cilindradas. A ideia principal é agregar valor local e simplificar os processos do segmento, trazendo benefícios às empresas do setor independente do porte delas.
 
60 dias

 
Os representantes do segmento presentes demonstraram acordo com a proposta apresentada pela SUFRAMA, mas pediram um prazo de até 60 dias para que o texto da minuta fosse revisado por todos a fim de ser levado à consulta pública. O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, resumiu o sentimento de todos presentes à reunião ao afirmar que o objetivo maior é “fortalecer a indústria de duas rodas instalada no Polo Industrial de Manaus”.
 
O superintendente Thomaz Nogueira afirmou que a autarquia “tem uma agenda qualitativa para o segmento, e precisamos lidar para que isso seja posto em prática”, tendo em vista a importância do setor para o Polo Industrial de Manaus, tanto em termos de geração de empregos, quanto em faturamento.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014