Acesso à informação
Hoje, Sábado, 18/01/2020 - 20:23h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


03/11/2014

ZFM se fortalece como opção de investimento na ExpoManagement

Diego Queiroz


Com palestras e atendimentos ao público em geral, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizou nesta segunda-feira (3) seu primeiro dia de atividades dentro da 14ª edição da HSM ExpoManagement, maior exposição da América Latina relacionada a temáticas de gestão, liderança e conhecimento organizacional. O evento vai até o dia 5 de novembro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.


Logo que o evento foi aberto ao público em geral, pela manhã, a equipe da autarquia atendeu empresários, executivos e tomadores de decisão dos mais diversos setores econômicos do Brasil. Além de tirar dúvidas sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e explicar os incentivos fiscais e as principais vantagens comparativas do modelo – destacando, principalmente, a prorrogação por mais 50 anos dos benefícios fiscais – os técnicos da SUFRAMA distribuíram materiais informativos e divulgaram a oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015), que será realizada de 18 a 21 de novembro do próximo ano, em Manaus.


Entre os visitaram o estande da SUFRAMA, José Carlos Carota, advogado do escritório Jamil Michel Haddad, de São Paulo – que atua na análise de aspectos tributários, cíveis e societários visando à concepção e implantação de projetos de investimentos (principalmente internacionais) no Brasilressaltou que a Zona Franca de Manaus, por conta de suas vantagens comparativas, é sempre uma opção a ser considerada e oferecida a seus clientes. "Dentro dos conceitos de internacionalização da economia e planejamento tributário, não podemos deixar de considerar Manaus. Geralmente uma vez a cada ano vou à China para buscar novos investimentos para o País e Manaus é sempre considerada, porque, além da logística, existem os incentivos que possibilitam uma redução de custos muito grande. Manaus, hoje, é um dos principais polos industriais brasileiros", afirmou.


Ele elogiou a participação da SUFRAMA na HSM por entender que esta é uma forma eficaz de divulgar a autarquia e a ZFM para um público que, em sua maioria, não tem tanta familiaridade com o tema. "Fiquei muito contente em ver o estande da SUFRAMA porque é um modo de o pessoal aqui de São Paulo e do Brasil inteiro conhecer o que a ZFM pode oferecer para a industrialização ou, até mesmo, reindustrialização do País. Em termos de reindustrialização, a SUFRAMA é um ponto chave", destacou.


A presença da SUFRAMA na HSM também auxiliou o investidor Milton Firmiano Gonçalves, da empresa MLR do Brasil, na obtenção de informações sobre possibilidades de negócios no Polo Industrial de Manaus (PIM). Segundo Gonçalves, a MLR é uma empresa americana, com filial no Brasil, que atualmente importa barreiras de polipropileno para eventos e está analisando o local mais viável em solo brasileiro para fabricação de seu produto. “Estamos redesenhando economicamente como voltar a fabricar no Brasil. Há dois anos, quando fizemos os estudos, compensava injetar na China e trazer para cá. Hoje não compensa mais”, disse. “Temos algumas propostas e a Zona Franca de Manaus é uma das opções. Valeu a conversa com os técnicos da SUFRAMA, que me passaram todos os parâmetros e vão me auxiliar na decisão sobre as vantagens desse investimento em Manaus”, reforçou.


Estrutura
A SUFRAMA está com um estande de aproximadamente cem metros quadrados – um dos maiores do evento – na HSM 2014. O espaço, no pavilhão principal, conta com apoio do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). “Esta participação, com apoio das entidades ligadas à indústria, reforça nosso planejamento estratégico, permitindo a prospecção de novas oportunidades de negócios, parcerias e a atração de investimentos para a região Amazônica”, explica o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira.


Em São Paulo, a comitiva da SUFRAMA é coordenada pelo superintendente adjunto de Projetos, Gustavo Igrejas, e composta por profissionais das Coordenações-Gerais de Comércio Exterior (Cogex), Comunicação Social (CGCOM), Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), Promoção Comercial (COGPC) e Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI) e do Gabinete da Superintendência (Gabin).


Para Gustavo Igrejas, o dia inaugural de atividades na HSM 2014 foi bastante produtivo.  Segundo o superintendente, o simples fato de a autarquia se fazer presente em um evento deste porte, com público altamente qualificado, garante êxito na missão institucional de reforçar a divulgação da Zona Franca de Manaus e da Amazônia para investidores e executivos de todo o mundo. “Esta é a nossa primeira participação na HSM e fizemos questão de montar uma estrutura adequada, além de trazer uma equipe qualificada e representativa de diversas áreas da autarquia, para alcançar todos os objetivos propostos. Com certeza, pelos contatos e pelas atividades que desempenhamos neste primeiro dia, os resultados serão bastante positivos ao final do evento”, destacou.


Sobre a HSM
A HSM é referência em conhecimento de gestão. Nasceu no Brasil há mais de 20 anos, com o propósito de oferecer conteúdos de excelência na gestão de empresas e uma experiência única e diferenciada por meio de seus produtos, em múltiplas plataformas. A HSM antecipa necessidades de conhecimento, vincula ideias inovadoras a experiências bem-sucedidas e estabelece a conexão entre os executivos brasileiros e os principais conteúdos mundiais do management. Este ano, o evento terá a participação de nomes como Al Gore, Chad Hurley, Nolan Bushnell e Susan Cain.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014