Acesso à informação
Hoje, Sábado, 18/01/2020 - 11:52h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


07/04/2015

Contribuição da ZFM para inovação e sustentabilidade é discutida na UEA

Diego Queiroz


O coordenador-geral substituto de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Renato Freitas, apresentou, nesta terça-feira (7), na Faculdade Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/EST), a palestra "Sustentabilidade na Política Pública e no Modelo de Negócios no Polo Industrial". A apresentação fez parte do primeiro dia de atividades do Seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade (Sintes).

O seminário, organizado pela UEA/EST e pelo Instituto de Pós-Graduação e Cursos (IPGC/PA), com apoio do Grupo Italiano A21G, vai até o dia 10 de abril e tem como tema "Inovações Tecnológicas no Paradigma da Sustentabilidade e Renovabilidade para se Aproximar ao Equilíbrio Perfeito". O objetivo principal do evento é proporcionar um ambiente de ampla difusão de conhecimento, visando a introduzir novos produtos avançados na área de tecnologia e sustentabilidade junto ao mercado consumidor, por meio de seminários, oficinas e visitas técnicas.

Na palestra institucional da SUFRAMA, Freitas buscou informar o processo histórico de criação da autarquia e enfatizar contribuições para a inovação tecnológica e a sustentabilidade da região. Entre os benefícios socioambientais proporcionados pelo modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), ele destacou, principalmente, a preservação de mais de 98% da cobertura vegetal do Estado do Amazonas, a oferta de mais de 500 mil empregos diretos e indiretos e a evolução histórica de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e capacitação de recursos humanos na Amazônia Ocidental.

Outro tema mencionado durante a apresentação foi o projeto JICA, desenvolvido mediante cooperação técnica entre a SUFRAMA, o Governo do Estado do Amazonas e Agência de Cooperação Internacional do Japão com o objetivo de aplicar inovações no tratamento e na destinação de resíduos ambientais das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

A palestra foi assistida por um público de aproximadamente trinta pessoas, incluindo estudantes e acadêmicos de cursos como Engenharia e Química, além de consultores ambientais, professores, gestores públicos e profissionais de instituições locais, entre as quais o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e a própria UEA.

Contribuição
De acordo com Renato Freitas, a oportunidade de apresentar as ações da SUFRAMA e do modelo ZFM dentro da programação do Sintes foi de suma importância, principalmente considerando-se o público-alvo multidisciplinar e a necessidade de se discutir desafios em temas estratégicos para o desenvolvimento regional, como energia, infraestrutura, produção e meio-ambiente. "Hoje tivemos a presença de muitos universitários que estão no período inicial dos seus cursos e isso é muito importante, pois a sustentabilidade é um conteúdo que precisa ser intensamente trabalhado desde o início da formação desses profissionais", afirmou Freitas. "Para a SUFRAMA, é ótimo poder participar de eventos como esse, pois podemos contribuir diretamente com a formação de massa crítica e com o avanço do capital intelectual na região”, complementou.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014