Acesso à informação
Hoje, Domingo, 19/02/2017 - 12:32h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


15/09/2015

EUA demonstram interesse no Distrito Agropecuário da SUFRAMA

Layana Rios e Diego Queiroz


O ministro conselheiro de Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Clay Hamilton, acompanhado de técnicos do Serviço Exterior de Agricultura, esteve na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), nesta terça-feira (15), buscando informações sobre o Distrito Agropecuário da SUFRAMA (DAS). A comitiva norte-americana foi recepcionada pelo superintendente em exercício da autarquia, José Adilson Vieira, e por coordenadores e técnicos de diversas unidades administrativas.

De acordo com o ministro Clay Hamilton, a intenção dos Estados Unidos é, futuramente, fazer investimentos no setor primário de outros países em virtude do crescimento da demanda por alimentos no mundo inteiro e o Brasil é um potencial parceiro para essa produção. “Manaus é muito importante pela posição estratégica no Brasil e temos muito interesse de entender melhor os benefícios que aqui são concedidos”, afirmou.

O superintendente Adilson Vieira afirmou que o Distrito Agropecuário da SUFRAMA (DAS) tem como principal desafio consolidar uma agricultura que inicialmente supra a demanda do Estado para, em seguida, focar na criação de uma base exportadora. “Os Estados Unidos têm uma boa experiência na exportação, sobretudo, de recursos florestais. Creio que podemos desenvolver algumas parcerias de troca de tecnologia, já que temos inúmeros recursos florestais no DAS”, afirmou.

DAS
A coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Maria Souza, fez uma apresentação à comitiva estrangeira sobre o modelo Zona Franca de Manaus, com enfoque no setor agropecuário. “Mesmo sendo o polo industrial o mais significativo em termos econômicos, dos 10 mil quilômetros quadrados de área da Zona Franca de Manaus, 52% pertencem ao Distrito Agropecuário da SUFRAMA”, explicou. Ainda de acordo com Ana Maria, atualmente, o DAS conta com aproximadamente 600 empreendimentos, sendo aproximadamente 250 de médio porte e cerca de 20 de grande porte (faturamento superior a US$ 10 milhões), além de 30 médias e pequenas empresas que estão situadas no Polo Industrial de Manaus, mas que trabalham exclusivamente com matéria-prima regional.

Ela explicou ainda que, considerando a posição estratégica da ZFM, o governo federal vem trabalhando em um plano de integração logística da região mediante a interligação das rodovias com as transoceânicas no Equador e especialmente no Peru. “A tendência é um crescimento do segmento da agricultura no Amazonas nos próximos anos, pelo menos até 2033, quando serão finalizados os investimentos que serão feitos pelo governo federal a partir de 2017 para melhorias das hidrovias e de algumas rodovias no Amazonas”, observou.

Cuba
Outra visita realizada à SUFRAMA nesta terça-feira foi a do cônsul Geral de Cuba em Manaus, Turcios Miguel Esquivel López, que aproveitou a ocasião para convidar a autarquia a participar da XXXIII Feira Internacional de Havana (Fihav), que ocorrerá entre os dias 1º e 7 de novembro de 2015. Segundo Turcios, o evento possibilitará à SUFRAMA reforçar contatos com técnicos do governo cubano a fim de discutir a assinatura de um memorando de entendimento para estreitar as relações comerciais entre a Zona Franca de Manaus e Cuba. Outro ponto destacado pelo cônsul foi a previsão de inauguração, a partir do dia 16 de dezembro, de um voo comercial da empresa Gol que interligará São Paulo, Manaus e Havana. "Com esse voo, teremos uma ótima oportunidade de fomentar o turismo e o comércio bilateral", avaliou Turcios.

O superintendente da SUFRAMA, em exercício, José Adilson Vieira, agradeceu o convite e retribuiu o mesmo pleiteando a participação de Cuba na oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015), que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de novembro, destacando que há um espaço reservado para que o país apresente oportunidades de negócios internacionais dentro da programação da Jornada de Seminários.

O cônsul se comprometeu a discutir junto à Embaixada a participação de Cuba na FIAM 2015 e, de igual forma, a SUFRAMA se comprometeu a avaliar a possibilidade de participação na Fihav, bem como a enviar ao Consulado informações da empresas da região que teriam interesse em participar da feira em Havana.

Bulgária
Na tarde dessa segunda-feira (15), o cônsul geral da República da Bulgária no Brasil, João Gilberto Vaz, e executivos do Grupo Balístico do Brasil (GBB), empresa atuante no segmento de balística e coletes à prova de bala e de armas brancas, também visitaram a SUFRAMA para conhecer mais sobre o modelo ZFM e discutir intenções de produção no Polo Industrial de Manaus. A comitiva – que no período da manhã esteve na sede do Governo do Estado do Amazonas – foi recepcionada pelo superintendente em exercício da SUFRAMA e por técnicos de diversas coordenações da autarquia.

O superintendente em exercício da SUFRAMA, José Adilson Vieira, disse que o interesse da GBB em conhecer as diretrizes da Zona Franca de Manaus é significativo e que a fabricação de sua linha de produtos no PIM, caso efetivada, seria pioneira e agregaria bastante à gama de produtos já fabricados pelo Polo. O superintendente também aproveitou a ocasião para reforçar o convite à participação da comitiva búlgara na FIAM 2015 e colocou a autarquia à disposição para novos esclarecimentos e contatos.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014