Acesso à informação
Hoje, Sexta-Feira, 24/11/2017 - 05:18h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


06/11/2015

Classe empresarial demonstra apoio a Rebecca Garcia

Márcio Gallo


Em recente reunião com representantes de segmentos industriais e de entidades de classe, como Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), a titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Rebecca Garcia, expôs de que forma pretende dar encaminhamento à sua gestão frente à autarquia, buscando traçar de forma integrada ações em benefício do modelo ZFM. “É hora de somar esforços. A SUFRAMA tem um papel importante como protagonista do desenvolvimento da região”, afirmou a superintendente. Segundo Rebecca, é preciso unir as forças políticas e industriais locais para que se consiga alcançar o que é preciso para superar os desafios enfrentados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) diante do atual cenário econômico do País.

O presidente da Fieam, Antônio Silva, disse que “a vinda de Rebecca é uma demonstração de que ela está ouvindo todos os segmentos, para que possamos ajudá-la”. Ele apresentou uma pauta de sugestões, redigida em consenso com os associados da Federação, para que a superintendente da SUFRAMA possa tentar trabalhar, neste primeiro momento de sua gestão, os pontos considerados mais importantes para a região, como o resgate da autonomia da autarquia. Para Silva, isto pode contribuir para os demais pleitos da indústria, tais como a celeridade na análise dos PPBs – em especial àqueles que podem trazer benefícios imediatos – e a retomada do calendário de reuniões do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), que daria maior confiança aos investidores.

Wilson Périco, presidente do Cieam, destacou que “a SUFRAMA tem um papel fundamental para que o Estado (do Amazonas) volte a ser protagonista na região Norte. E esse protagonismo passa forçosamente pela SUFRAMA, com o resgate da sua representatividade. A nossa classe está unida para prestar à nova superintendente todo apoio que precisar, acompanhando-a nas batalhas e dificuldades, que sabemos que são muitas”.

Demandas
Aproveitando o ensejo, algumas demandas do segmento industrial foram enfatizadas durante a reunião. A infraestrutura do Distrito Industrial de Manaus foi uma delas. A recuperação da malha viária da região é tida como essencial para garantir a atratividade de novos projetos industriais para o PIM, bem como a manutenção de empresas que já atuam no parque fabril manauara. De acordo com o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, o local, que se encontra “deteriorado”, deveria ser uma das atrações turísticas da cidade.

Já o economista Rodemarck Castelo Branco destacou a necessidade de se pensar o Amazonas (e a Zona Franca de Manaus) para os próximos 30 anos, em um planejamento estratégico que garanta a continuidade do modelo de desenvolvimento regional. Ele ainda ressaltou que, para que a ZFM possa manter sua força, é necessário valorizar os profissionais da SUFRAMA, que ele considera “de alto nível técnico”.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014