Acesso à informação
Hoje, Terça-Feira, 21/02/2017 - 01:18h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


17/11/2015

FIAM 2015 começa nesta quarta-feira

Layana Rios


A partir desta quarta-feira (18), no Studio 5 Centro de Convenções, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realiza o maior evento voltado à atração de investimentos e à disseminação da produção, cultura e empreendedorismo da região amazônica: a oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (VIII FIAM).

A FIAM, que ocorrerá até sábado (21), é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da SUFRAMA, e conta, nesta edição, com novidades estruturais e aprimoramento em sua programação geral.

De acordo com a superintendente da autarquia, Rebecca Garcia, a Feira é um importante instrumento para o dinamismo dos negócios na região. “A FIAM é uma clara expressão da união de esforços em prol do Polo Industrial de Manaus e do desenvolvimento dos estados amazônicos, em especial da Amazônia Ocidental”, afirmou.

Com o tema “Invista no Futuro. Agora”, a Feira busca contextualizar a prorrogação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073 a cenários de investimento e crescimento na Amazônia, fazendo alusão tanto às potencialidades regionais quanto à pujança tecnológica do PIM. “O 'agora' (do tema) representa congregarmos esforços para superar o momento da crise econômica e robustecer mecanismos que possibilitem a retomada do crescimento econômico o mais breve possível”, destaca a superintendente Rebecca Garcia.

A visitação do público é gratuita e ocorrerá das 15h às 22h, nos quatro dias de evento. A solenidade de abertura será na quarta-feira (18), às 17h, no Salão Nobre do Studio 5, e contará com a participação de autoridades locais, regionais e nacionais. A expectativa da organização é de que 60 mil pessoas visitem a FIAM entre quarta-feira e sábado.

Espaços de exposição
A infraestrutura da Feira continua semelhante à de edições anteriores, com três pavilhões de exposição: Pavilhão Maior, Pavilhão Plenária e Pavilhão Amazônico, totalizando 12 mil metros quadrados.

O Pavilhão Maior e o Pavilhão Plenária são os espaços destinados à exposição de empresas do PIM, bancos, fundações, federações, órgãos governamentais,  institutos de pesquisa, universidades, países e Estados da área de abrangência da SUFRAMA. Nesses dois espaços, estarão presentes aproximadamente 100 expositores, com destaque para grandes marcas do PIM, tais como Honda, Coca-Cola, Yamaha, Kawasaki, BMW, Harley Davidson, Positivo, Samsung e LG, países como Venezuela, Peru, Chile, Colômbia, Cuba, Paraguai e Polônia, e representações de universidades dos Estados Unidos e Canadá.

Outro destaque será o estande do governo do Amazonas, com um total de 900 metros quadrados, focado na área de inovação. Também estarão presentes microempresas apoiadas pelo Governo do Estado nos segmentos de Tecnologia da Informação (TI), fitocosméticos e biotecnologia.

Já o Pavilhão Amazônico, com 1.200 metros quadrados, é a única área da FIAM voltada à comercialização de produtos, com espaço destacado para artesanato, cosméticos, fármacos e gastronomia, entre outros. O Pavilhão Amazônico terá, nesta edição, uma novidade em sua estrutura: um túnel que o interligará ao Pavilhão Principal, permitindo aos visitantes, assim, uma conexão direta entre os ambientes de exposição da Feira.

Programação
Entre as tradicionais atividades da Feira estão a Rodada Internacional de Negócios, organizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), com foco em produtos fabricados com matéria-prima amazônica. A Rodada está marcada para o dia 19, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre do Studio 5.

Este ano está confirmada a participação de 26 empresas âncoras (compradoras de produtos e serviços), sendo 13 internacionais e 13 nacionais. Os produtos procurados são artesanato geral e indígena, móveis, objetos em madeira e em couro, cosméticos, alimentos congelados, produtos orgânicos, polpas de frutas e pescado, entre outros. Como ofertantes desses produtos, estarão micro e pequenos empresários dos Estados da Amazônia Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) que se inscreveram para participar da Rodada.

Já na programação-técnico científica da Feira está a VIII Jornada de Seminários que, nesta edição, conta com 15 seminários com temas como: Aquicultura; Inovação Tecnólogica; Desenvolvimento Regional; Turismo; Integração dos Países Amazônicos; Pesquisa & Desenvolvimento (P&D); Cosméticos; Oportunidades de Comércio Exterior; e Desafios e Perspectivas para o Polo Industrial de Manaus (PIM). A Jornada acontece nos quatro dias da feira, em diferentes locais. A programação completa está disponível no site www.suframa.gov.br/fiam.

Uma novidade da programação da FIAM 2015 fica por conta da realização do DemoDay Amazonas, evento de startups aceleradas, incubadas ou em fase operacional no Estado do Amazonas, organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) nos dias 19 e 20, no auditório do Studio 5.

Outras atividades desta edição são o Encontro dos setores de Bares e Restaurantes, que integra a programação da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa), e as visitas técnicas de convidados especiais a empresas do PIM e instituições de pesquisa.

Serviço

Evento: VIII Feira Internacional da Amazônia
Data: 18 a 21 de novembro, das 15h às 22h
Local: Studio 5 Centro de Convenções
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 3555, Distrito Industrial
Entrada gratuita




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014