Acesso à informação
Hoje, Domingo, 07/03/2021 - 02:05h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


23/01/2009

SUFRAMA realiza reunião para discutir a cadeia produtiva do pescado

Lisângela Costa


          Representantes de instituições ligadas às áreas de meio ambiente, pesquisa, ciência e tecnologia (C&T), produção e desenvolvimento deram início nesta semana a uma série de encontros com o objetivo de discutir ações voltadas à estruturação da cadeia  produtiva do pescado no Estado. A primeira reunião foi realizada na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), na última quarta-feira (21).
         Durante o evento, o grupo tratou sobre os principais entraves ao desenvolvimento dessa atividade. Entre os problemas apontados está a falta de articulação efetiva entre os elos da cadeia produtiva. “De forma isolada, percebeu-se que os órgãos convidados já estão atuando no segmento (pesqueiro) em função de sua própria importância para a economia do Estado. Contudo, é preciso tornar as ações convergentes a fim de propiciar o desenvolvimento da cadeia produtiva”, analisa a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da autarquia, Eliany Gomes.
         
Outro assunto abordado foi a necessidade de adoção de medidas para a atração de novos investimentos para o setor. Segundo o secretário executivo de Pesca e Aqüicultura do Estado, Geraldo Bernardino, já se tem conhecimento do interesse de empresários estrangeiros em investir nesse ramo de atividade, porém, é preciso definir conjuntamente as ações a fim de alcançar os resultados esperados. “Precisamos transformar potencialidades regionais em emprego e renda para a população”.
          E
liany Gomes disse ainda que a estruturação da cadeia produtiva do pescado propiciará a mudança da matriz de desenvolvimento econômico, beneficiando sobretudo municípios do interior. “Dessa forma, estaremos contribuindo para a interiorização do desenvolvimento, uma das vertentes de atuação da SUFRAMA”, ressaltou.
         
Na ocasião, foram definidas três ações prioritárias: o apoio conjunto dos órgãos visando a implantação do Centro Tecnológico de Curtume de Peixe pelo Inpa; a elaboração de diagnóstico da atividade pesqueira no Estado para identificar os gargalos existentes e definir a área de atuação de cada agente e por último, a realização de workshop para tratar de questões relacionadas ao tema.
         P
articiparam da reunião representantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Djalma Batista (FDB), Secretaria de Estado da Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado (Sepror), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento (SDS), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM) e da própria SUFRAMA.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014