Acesso à informação
Hoje, Terça-Feira, 21/01/2020 - 05:47h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


05/08/2009

SUFRAMA conclui primeira etapa do projeto piloto de fortalecimento das ALCs em Porto Velho

Diego Queiroz


          A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizou ontem, 4, em Porto Velho (RO), o workshop conclusivo da primeira etapa do projeto piloto de fortalecimento das Áreas de Livre Comércio (ALCs) dos Estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e do Amapá. O workshop foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e teve o objetivo de apresentar as propostas de investimentos elaboradas pelos grupos-tarefa de cada Estado da área de atuação da autarquia, com vistas ao desenvolvimento regional a partir dos benefícios gerados pela ALCs.
          Participaram do seminário o superintendente adjunto de Administração da SUFRAMA, Plínio Ivan Pessoa; os representantes dos grupos-tarefa dos Estados do Acre, Leonardo Ferreira; de Roraima, Derval Furtado; do Amazonas, Isaac Pereira Júnior;  e ainda de entidades dos setores comercial e empresarial, bem como de instituições de ensino e pesquisa.
          Na ocasião, os membros dos grupos-tarefa presentes ao evento explicaram as principais propostas que foram levantadas até o momento, com o objetivo de potencializar as Áreas de Livre Comércio, tendo como foco projetos voltados às áreas de infraestrutura econômica, produção, logística, fomento ao empreendedorismo, Pesquisa & Desenvolvimento e formação de capital intelectual.  Assim como ocorreu nos demais Estados, o seminário contou com expressiva representatividade, o que se refletiu na pluralidade de propostas apresentadas pela FIERO, Governo do Estado, Prefeitura de Guajará-Mirim e Universidade Federal de Rondônia (Unir).
          O documento final com as propostas de Rondônia deve ser consolidado ao longo dessa semana e encaminhado à SUFRAMA na segunda-feira, 10. Na próxima semana, os grupos-tarefa do Amazonas e Amapá também deverão entregar os seus planos de ação. Os Estados do Acre e Roraima concluíram os seus trabalhos e já encaminharam à SUFRAMA o documento consolidado com os seus planos de desenvolvimento voltados à potencialização das Áreas de Livre Comércio.
          Segundo o superintendente adjunto de Administração da SUFRAMA, Plínio Ivan Pessoa, os projetos apresentados pelos Estados estão em sintonia com as políticas de investimentos da autarquia no que tange à interiorização do desenvolvimento e ao fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus. Ele destacou que o projeto piloto de fortalecimento das ALCs entra agora em uma segunda fase, após a etapa inicial de articulação e integração entre os Estados. “A SUFRAMA formará um novo grupo-tarefa, desta vez reunindo em um único ambiente as lideranças de cada Estado, e irá atuar em sinergia com o mesmo a fim de consolidar as propostas e projetos apresentados e transformá-los em um plano integrado e sistêmico de desenvolvimento regional”, afirmou Pessoa. “Nossa intenção é que até em setembro este plano esteja fechado e pronto para ser apresentado formalmente ao Governo Federal”, complementou.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014