Acesso à informação
Hoje, Sábado, 25/01/2020 - 11:34h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


29/10/2009

Seminários promovem debates sobre temas estratégicos

Lisângela Costa


          Interessados em participar da quinta edição da Jornada de Seminários Internacionais têm até 18 de novembro para realizar as inscrições. O evento integra a programação da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009), que acontecerá de 25 a 28 do mesmo mês, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). Tem como objetivo debater temas estratégicos para o desenvolvimento da região, difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site http://www.suframa.gov.br/fiam/2009
          Cerca de duas mil pessoas entre empresários, técnicos dos setores público e privado, professores, pesquisadores e universitários devem participar da Jornada. A programação inclui 14 seminários, os quais contarão com cerca de 300 conferencistas, relatores e moderadores.  “A Jornada de Seminários é relevante porque tem a função de unificar o conhecimento científico e a experiência técnica dos parceiros mediante a discussão de temas estratégicos com vistas à superação de desafios com inovação no contexto amazônico”, destaca a coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Ana Maria Souza. 
          Os temas a serem abordados nos seminários são Conjuntura Econômica e seus impactos na economia brasileira e regional; A Suframa e o desenvolvimento do setor energético regional; Turismo na Amazônia: inovação e integração como alternativas para estruturação de um destino competitivo; Comércio Exterior na Amazônia: caminho para a integração regional; III Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia; Biotecnologia e Inovação: programas e inovação tecnológica e incubadoras de bases biotecnológicas; Sistemas de Comunicação na Amazônia: alternativas e soluções na transmissão de dados em banda larga; Tecnologias para um mundo melhor: micro e nanotecnologia, energia renovável e tecnologias de reciclagem; Seminário do Agronegócio para Exportação (30º AgroEx); A cobertura jornalística internacional na Amazônia; Produção orgânica e sustentável na Amazônia; Ciência, Inovação e Tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia; Os incentivos fiscais no regime tributário da Zona Franca de Manaus e Dinâmica do carbono da floresta amazônica.
         A Jornada de Seminários Internacionais é realizada pela SUFRAMA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Banco da Amazônia; Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi); Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por meio do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faculdade de Estudos Sociais (PRODERE/FES); Associação Brasileira de Aquicultura (Abraq); Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Conselho Regional de Economia (Corecon); Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM); Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect); Universidade do Estado do Amazonas ( UEA) e Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). 
          Além da Jornada de Seminários, outros eventos de caráter técnico-científico irão ocorrer durante a Fiam 2009, como I Encontro dos Agentes de Comércio Exterior da Amazônia Legal/REDEAGENTES; II Workshop do Estudo para o Desenvolvimento de uma Solução Integrada Relativa à Gestão de Resíduos Industriais no Polo Industrial de Manaus; Encontro para apresentação dos Planos de Negócios; 1ª. Conferência Estadual de Geodiversidade; Conferência Internacional WITS Manaus 2009 (Água, Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade); Minicursos e Encontros de Aquicultura; I Oficina de Trabalho do Amazonas em Cooperação Internacional em C,T&I; Reunião para tratar sobre o Programa de Ação para o Setor Orgânico do Amazonas e o lançamento do livro “Reflexões sobre desenvolvimento, transporte e logística na Amazônia Brasileira”.

 Serviço:

1 – Conjuntura econômica e seus impactos na economia brasileira e regional
Organização: SUFRAMA e Conselho Regional dos Economistas (CORECON)
Objetivo: Debater sobre o atual cenário macroeconômico nacional e os reflexos sobre a dinâmica da economia regional, considerando o mercado exportador chinês com a Zona Franca de Manaus.
Data: 26 de novembro
Horário: 08h20 às 13h
Local: Sala 01 – Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial

 2 – A Suframa e o desenvolvimento do setor energético regional
Organização: SUFRAMA e Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (CDEAM/UFAM)
Objetivo: Apresentar e discutir as iniciativas públicas ou privadas, empresariais ou acadêmicas que tenham efeito relevante na solução dos problemas energéticos na Amazônia Ocidental que estejam em vias de efetivação concreta.
Data: 25 a 27/novembro
Horário: das 08h30 às 12h30
Local: Auditório do SENAI
Endereço: Av. General Rodrigo Octávio, 555 – Distrito Industrial

3 - Turismo na Amazônia: inovação e integração como alternativas para estruturação de um destino competitivo
Organização: SUFRAMA e Banco da Amazônia
Objetivo: apresentar, debater e divulgar as iniciativas factíveis que estão em processo de desenvolvimento capazes de fomentar e impulsionar a demanda e oferta turista na região com vista a médio e longo prazos (Copa de 2014).
Data: 26 de novembro
Horário: 08h20 às 13h30
Local: Hotel Comfort
Endereço: Av. Mandii, 263 – Distrito Industrial

4 - Comércio Exterior na Amazônia: caminho para a integração regional
Organização: SUFRAMA
Objetivo: Discutir o papel do comércio exterior no processo de inserção da Amazônia Ocidental na economia global, os obstáculos e oportunidades para as empresas no que concernem à ampliação das vendas externas em consonância com a Política Externa do Governo Federal com as perspectivas de integração regional.
Data: 26 e 27 de novembro
Horário: 08h50 às 13h30
Local: Salas 05 e 06 – Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial

5 – III Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia
Organização: SUFRAMA e Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR) e Associação Brasileira de Aquicultura (ABRAQ)
Objetivo: Articular com todos os segmentos envolvidos na cadeia produtiva da aqüicultura com o intuito de descobrir novos conhecimentos e novas tecnologias para a manutenção e o incremento da competitividade do agronegócio do pescado.
Data: 26 a 28 de novembro
Horário: 08h às 18h30
Local: Novotel
Endereço: Av. Mandii, 04 – Distrito Industrial

6 – Biotecnologia e Inovação: programas de inovação tecnológica e incubadoras de bases biotecnológicas
Organização: SUFRAMA e Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)
Objetivo: Apresentar à sociedade (academia e empresa) e discutir iniciativas de estruturação e consolidação de programas de inovação tecnológica e de incubadora de base biotecnológica ensejando a importância destes para o crescimento econômico da região amazônica de forma competitiva, baseada na inovação biotecnológica dos produtos e processos da biodiversidade amazônica.
Data: 26 de novembro
Horário: 08h30 às 13h30
Local: Auditório do CBA
Endereço: Av. Governador Danilo Matos Areosa, s/nº – Distrito Industrial

7 – Sistemas de Comunicação na Amazônia: alternativas e soluções na transmissão de dados em banda larga
Organização: SUFRAMA e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI)
Objetivo: Identificar as iniciativas, experiências e ações relativas à manufatura, pesquisa e política pública relativa comunicação de dados em banda larga na Amazônia.
Data: 26 e 27 de novembro
Horário: 08h20 às 14h
Local: Auditório do Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial

 8 – Tecnologias para um mundo melhor: Micro e Nanotecnologia, Energia Renovável e Tecnologias de reciclagem
Organização: SUFRAMA
Objetivo: Focar em soluções ambientais, energias renováveis para diminuir a demanda de combustíveis fósseis e os processos usados para o tratamento de resíduos industriais em áreas urbanas, evitando maiores impactos ao meio ambiente.
Data: 26 a 28 de novembro
Horário: 09h às 12h30
Local: Auditório Floriano Pacheco – SUFRAMA
Endereço: Av. Min. Mário Andreazza, 1424 – Distrito Industrial

9- 30º AgroEx – Seminário do Agronegócio para Exportação
Organização: SUFRAMA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Objetivo: Disseminar informações estratégicas que estimulem os agentes do agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional, exportando seus produtos.
Data: 25 e 26 de novembro
Horário: 08h30 às 13h30
Local: Auditório da Fucapi
Endereço: Av. Governador Danilo Matos Areosa, 381–Distrito Industrial

10- A cobertura jornalística internacional na Amazônia
Organização: SUFRAMA e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM)
Objetivo: Promover o debate sobre a cobertura jornalística internacional na Amazônia, englobando os seguintes aspectos: a abordagem feita pelos veículos internacionais; o papel dos correspondentes estrangeiros; a repercussão no exterior da produção dos jornalistas que atuam na região; a imagem da Amazônia no mundo.
Data: 26 e 27 de novembro
Horário: 08h20 às 18h30
Local: Salas 02 e 03 – Studio 05
Endereço:Av.General Rodrigo Otávio,555–Distrito Industrial

11 – Produção orgânica e sustentável na Amazônia
Organização: SUFRAMA e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA
Objetivo: debater os desafios e políticas públicas sobre o mercado de produtos orgânicos, em especial na região, a fim de coletar informações que possam dinamizar oportunidades de negócios na área.
Data: 25 de novembro
Horário: 08h50 às 18h30
Local: Hotel Comfort
Endereço:Av.Mandii,263–DistritoIndustrial

12 – Ciência, Inovação e Tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia
Organização: SUFRAMA e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Objetivo: Potencializar e promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia em forma sustentável.
Data: 26 de novembro
Horário: 08h20 às 13h30
Local: Sala 04 – Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial

13 – Os incentivos fiscais no regime tributário da Zona Franca de Manaus, Amazônia Ocidental e Áreas de Livre Comércio
Organização: SUFRAMA e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) - Grupo de Trabalho da Renúncia Fiscal
Objetivo: apresentar, analisar, discutir, e divulgar os incentivos fiscais no âmbito federal e estadual aplicados na Zona Franca de Manaus, na Amazônia Ocidental e nas Áreas de Livre Comércio enfocando de maneira prática as principais operações para cada tributo.   
Data: 27 de novembro
Horário: 08h20 às 13h
Local:Hotel Comfort
Endereço: Av. Mandii, 263 – Distrito Industrial 

14- Dinâmica do Carbono da Floresta Amazônica/Cooperação Brasil - Japão na área Técnico-Científica
Organização: SUFRAMA e JICA do Brazil
Objetivo: Apresentar os temas da Cooperação Brasil - Japão na área técnico-científico sobre a dinâmica do carbono da floresta amazônica.
Data: 27 de novembro
Horário: 08h50 às 13h
Local: Sala 01 – Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014