Acesso à informação
Hoje, Domingo, 09/08/2020 - 07:29h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Notícias

 


30/09/2010

Reunião do GMC aborda temas preparatórios que serão discutidos em Foz do Iguaçu

Juliana Pazuello


Abordar temas econômicos e sociais e tratar meios e modos de aprofundar o MERCOSUL são alguns dos objetivos da a LXXXI Reunião Ordinária do Grupo Mercado Comum (GMC) do MERCOSUL, que está sendo realizada em Manaus, no hotel Caeser, com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). O evento teve início do dia 29 de setembro e acontece até 1º de outubro.

 

           Segundo o embaixador Antônio Simões, esta é uma reunião preparatória que visa abordar temas que serão discutidos e concluídos em dezembro,  em Foz Iguaçu. “O nosso objetivo aqui é tratar o panorama do que vai ser a presidência brasileira no MERCOSUL. Outro tema abordado, além da parte econômica e comercial, é o social. Estamos falando em trabalhar uma dimensão da cidadania do MERCOSUL para que a população de seus países também possa se tornar cidadã da comunidade do MERCOSUL”,  explicou o embaixador.

 

           Ao enfatizar a importância de realizar o evento em Manaus, o embaixador afirmou que “é preciso mostrar como é possível fazer o desenvolvimento econômico avançado dentro de um contexto de respeito  o meio ambiente, Manaus é o exemplo. Também é importante para o MERCOSUL ter uma dimensão dos Estados do Norte”, afirma Simões.

 

           Participam da reunião técnicos e autoridades de órgãos que intervêm nas negociações internacionais do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e Venezuela, país em processo de adesão ao Bloco, além de convidados dos países centro-americanos, como Panamá,  República Dominicana, El Salvador e Guatemala.

 

           Para a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, “trazer para Manaus todos os países que compõem o MERCOSUL, mais a Venezuela que está se integrando ao Bloco, e no caso desta reunião os países do Caribe, é uma forma de reconhecer a importância do modelo Zona Franca de Manaus e da própria capital amazonense para a região. É a oportunidade que nós temos de mostrar para todos esses países o nosso modelo de desenvolvimento de sucesso”.

 

           O GMC é o órgão decisório executivo responsável por fixar os programas de trabalho e negociar acordos com terceiros em nome do MERCOSUL, por delegação expressa do Conselho do Mercado Comum do Sul - CMC (órgão supremo do MERCOSUL) e será a primeira vez que se reunirá na capital amazonense e fora do circuito Centro-Oeste, Sul/Sudeste.




Veja todas as notícias


CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7038
92 3321-7006
92 3321-7042
92 3321-7006
92 3321-7243

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014