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Recomendamos que você verifique o nosso FAQ abaixo antes de entrar em contato conosco.

1 - FAQ - COMÉRCIO EXTERIOR
2 - FAQ - INTERNAMENTO
3 - FAQ - WS SINAL e SINAL 6.0

 

WS SINAL E SINAL 6.0

3.1 O que é WS SINAL e SINAL 6.0?
O Sistema de Internamento de Mercadoria Nacional - SINAL é um sistema que tem como finalidade permitir que as empresas (remetentes, transportadoras e destinatárias) antecipem, por meio de envio de arquivo eletrônico, os dados da documentação fiscal (nota fiscal, conhecimento de transporte e manifesto de carga) para registro, vistoria, análise documental e internamento das notas fiscais que acobertam mercadorias com destino à Amazônia Ocidental e Macapá/AP, requisitos necessários para usufruírem dos benefícios fiscais concedidos às áreas incentivadas administradas pela SUFRAMA.

As principais funcionalidades do SINAL são:

  • Servir de plataforma de entrada de dados da documentação fiscal;
  • Iniciar a validação de dados da documentação fiscal enviada para a SUFRAMA;
  • Gerar o PIN formalizando o recebimento e a validação dos dados da documentação fiscal enviada para a Suframa.

Os dados da documentação fiscal recebida pela SUFRAMA serão utilizadas para geração do Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional - PIN.

A nova versão do SINAL está divida em duas interfaces web (WS SINAL) e desktop (SINAL 6.0).

O Web Service SINAL (WS SINAL) ou Portal de Mercadoria Nacional (PMN) está dividido em três módulos principais: Remetente, Transportador e Destinatário.

O SINAL 6.0 é o software utilizado pelas empresas remetentes para geração do arquivo .xml (e geração do PIN) com os dados da(s) nota(s) fiscal(is) a serem enviadas à áreas incentivadas, e pelas empresas transportadoras, para geração do arquivo no formato xml com as informações do conhecimento de transporte e manifesto de carga, que serão associadas ao PIN gerado pelo remetente.


3.2 Quem é o responsável pelo novo SINAL?
A Coordenação da SUFRAMA responsável pelas atividades do SINAL é a Coordenação Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro - CGMEC. A FUCAPI, que desenvolveu o Sistema SINAL, presta serviços técnicos e suporte à SUFRAMA e ao usuário final.

3.3 Como obter acesso ao WS SINAL (cadastro)?
O cadastro no WS SINAL pode ser feito Online, na página de serviços do Portal SUFRAMA, conforme segue abaixo:

- Para obter acesso ao novo sistema de recebimento de informações fiscais e de carga, WS SINAL 1.0, o usuário (Remetente/Transportador e Representante Legal) deverá proceder com os seguintes passos:

- Remetentes:
- 1. Acessar o site da SUFRAMA (www.suframa.gov.br);
- 2. Acessar o Link Serviços;
- 3. Na página exibida à direita da tela, acessar a opção: - WS SINAL - Cadastro de Remetente;
- 4. Entrar com os dados solicitados (inclusive a senha requerida);
- 5. Após a realização do cadastro, acessar o link WS SINAL: (Na mesma página do acesso ao Cadastro, lado esquerdo da tela).

- Transportadores:
- 1. Acessar o site da SUFRAMA (www.suframa.gov.br);
- 2. Acessar o Link Serviços;
- 3. Na página exibida à direita da tela, acessar a opção: - WS SINAL - Cadastro de Transportador;
- 4. Entrar com os dados solicitados (inclusive a senha requerida);
- 5. Enviar documentação solicitada pela SUFRAMA para análise e posterior liberação de acesso;
- 6. Após a liberação do acesso pela SUFRAMA, acessar o link WS SINAL: (Na mesma página do acesso ao Cadastro, lado esquerdo da tela).

- Representantes Legais:
- 1. Acessar o site da SUFRAMA (www.suframa.gov.br);
- 2. Acessar o Link Serviços;
- 3. Na página exibida à direita da tela, acessar a opção: - WS SINAL - Cadastro de Remetente;
- 4. Entrar com os dados solicitados (inclusive a senha requerida);
- 5. Após a realização do cadastro, acessar o link WS SINAL: (Na mesma página do acesso ao Cadastro, lado esquerdo da tela).

Observações importantes sobre cadastramento de empresas no WS SINAL:

  • Ao ser informado o CNPJ ou CPF nos cadastros mencionados, o campo Login é automaticamente preenchido com o CNPJ ou CPF informados;
  • Toda a comunicação com o usuário (troca de senhas, avisos importantes, etc.) serão direcionados ao email informado nos cadastros supracitados;
  • Após a efetivação do cadastro, Representantes Legais poderão ser credenciados por empresas Remetentes ou Transportadoras para que possam informar dados em nome da empresa que os credenciaram; Ex. de Representantes Legais: despachantes ou terceiros credenciados pelas empresas para entrada de informações em seu nome É importante ressaltar que todas as informações incluídas serão registradas, via sistema, em log de controle informando o responsável pela entrada de informações;
  • Toda e qualquer alteração cadastral nos cadastros realizados no WS SINAL (seja por necessidade da empresa, seja por erros cometidos durante a operação de cadastramento) deverá ser solicitada ao setor competente da SUFRAMA. (CODOC) a partir do telefone: (92) 3615-1500 Ramal 229 ou pelos e-mails e-mails disponíveis na página SUFRAMA/Opção Serviços.



3.4 Qual a documentação necessária para solicitar o desbloqueio de acesso de transportador ao WS SINAL?
Documentos necessários para solicitar o desbloqueio de empresa transportadora cadastrada no WS SINAL:
OBS.: Informação disponível também no link
http://www.suframa.gov.br/servicos_mercadorianacional_transpdocs.cfm

PESSOA JURÍDICA:

1. Requerimento da empresa cadastrada, solicitando à SUFRAMA o desbloqueio de acesso ao WS SINAL, e confirmando os seguintes dados:

  • CNPJ;
  • Razão Social;
  • E-mail de contato informado durante o cadastro;
  • Telefones para contato informados durante o cadastro.

2. Cartão do CNPJ;
3. Contrato Social e última Alteração;
4. CPF e RG do Responsável pela empresa, conforme contrato social, ou;

  • RG e CPF do administrador ou representante legal da empresa, acompanhados de cópia da Procuração cedida ao administrador ou representante pela empresa cadastrada.


PESSOA FÍSICA:

1. Requerimento da empresa cadastrada, solicitando à SUFRAMA o desbloqueio de acesso ao WS SINAL, e confirmando os seguintes dados:

  • CPF;
  • Nome;
  • E-mail de contato informado durante o cadastro;
  • Telefones para contato informados durante o cadastro.

2. Comprovante de residência;
3. RG e CPF;
4. Carteira de Habilitação (caso possua);
5. Documentos dos Veículos de Transporte (caso possua);

Para que seja realizado o desbloqueio, a documentação deverá ser enviada à Coordenação de Análise Documental – CODOC, conforme segue abaixo:

SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAS – SUFRAMA
COORDENAÇÃO GERAL DE CONTROLE DE MERCADORIA E CADASTRO – CGMEC
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DOCUMENTAL - CODOC
Av. Ministro João Gonçalves de Souza, s/n - Distrito industrial
CEP. 69075-830 - Manaus – Amazonas

Após o recebimento e análise da documentação, será realizado o desbloqueio imediato do acesso, e será enviada uma mensagem de confirmação via e-mail.
Caso haja alguma irregularidade/inconsistência com a documentação enviada, o desbloqueio não será realizado, e a empresa será informada por e-mail.

Setor responsável: CODOC
Telefone: (92) 3182-1500 Ramais 228/229/230/261/264
codoc@suframa.gov.br / eduardolincoln@suframa.gov.br / efranco@suframa.gov.br / michele.reis@suframa.gov.br / ernani.silva@suframa.gov.br / solange.guimaraes@suframa.gov.br

SUPORTE SINAL: 0800 701 85 85 / sinal@fucapi.br; suporte0800@fucapi.br

3.5 Qual será o meu login do SINAL?
O login do SINAL será o CPF ou CNPJ indicados no momento do cadastro Online.

3.6 Como é feito o cadastro de Destinatários para acesso ao WS SINAL?

A atual versão do WS SINAL não está controlando o cadastro de destinatários para acesso ao sistema. Este cadastro continua sendo realizado em sistema específico de “Cadastro de Empresas”, disponível no site SUFRAMA.

Para obter um login (CNPJ), para acesso ao SAA (Portal de Serviços onde estão disponíveis o Posto Virtual de Vistoria - Confirmação de Recebimento de Mercadoria e as novas Consultas Online) é necessário seguir os procedimentos abaixo (também disponíveis no link http://www.suframa.gov.br/servicos_sinal_usuario.cfm ):

1 - Acessar o link https://servicos.suframa.gov.br/servicos/;

2 - No formulário "SERVIÇOS E CONSULTAS DETALHADAS", entre com o CNPJ (login) e a "antiga senha" (aquela que deu problema, ou qualquer senha "errada"), e depois clique em "ENTRAR". Repita este procedimento três vezes, e na terceira vez aparecerá a mensagem "Usuário Bloqueado. Para iniciar o desbloqueio Clique Aqui.";

3 - Basta clicar no link "CLIQUE AQUI" e você entrará na tela de "Liberação de senha Temporária";

4 - Confirme o envio da senha temporária clicando em "LIBERAR SENHA TEMPORÁRIA". Dentro de poucos segundos chegará uma nova senha no e-mail cadastrado junto à SUFRAMA, exibido nesta tela de confirmação.

5 - Após receber o e-mail com a senha da SUFRAMA (enviada automaticamente pelo e-mail cocad@suframa.gov.br - não é necessário responder), você deverá acessar novamente o formulário contido no link https://servicos.suframa.gov.br/servicos/, e então efetuar login com o CNPJ cadastrado e a´senha temporária;

6 - Siga os passos da tela para trocar a senha temporária por uma senha de sua escolha, e então você estará novamente liberado para acessar o WS SINAL.

OBSERVAÇÕES:
• Para que este procedimento funcione, é necessário que você tenha informado um e-mail válido no cadastro do WS SINAL;
• Se o procedimento não funcionar, entrar em contato com o SUPORTE SINAL: 0800 701 85 85 / sinal@fucapi.br / suporte0800@fucapi.br.


3.7 Como alterar os dados do meu cadastro no WS SINAL?
Para alterar os dados do cadastro do SINAL, é necessário entrar em contato com a Secretaria da CODOC. Os novos dados só serão alterados mediante envio de e-mail com cópia de toda a documentação que comprove os dados declarados no cadastro (CPF/CNPJ da empresa, comprovante do endereço, contrato social, nome e CPF da pessoa responsável, Procuração, etc.).

Coordenação de Análise Documental - CODOC

Fone: (92) 3182-1500 Ramal 229 Fax: Ramal 228 - michele.reis@suframa.gov.br / solange.guimaraes@suframa.gov.br


3.8 Como alterar minha senha do SINAL?
A senha do SINAL pode ser alterada no link Aterar Senha, após acessar o WS SINAL.


3.9 Se eu esquecer minha senha WS SINAL, como faço para recuperá-la?
Seguindo os procedimentos para obtenção de nova senha do Sistema de Cadastro, disponíveis na Página de Serviços do Potal SUFRAMA, no item Ajuda, link - Solução de Problemas com Login e Senha, conforme segue abaixo:

PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DE NOVO LOGIN E SENHA DO SISTEMA WS SINAL, PARA USUÁRIOS JÁ CADASTRADOS.

1 - Acessar o link https://servicos.suframa.gov.br/servicos/;

2 - No formulário "SERVIÇOS E CONSULTAS DETALHADAS", entre com o CNPJ (login) e a "antiga senha" (aquela que deu problema, ou qualquer senha "errada"), e depois clique em "ENTRAR". Repita este procedimento três vezes, e na terceira vez aparecerá a mensagem "Usuário Bloqueado. Para iniciar o desbloqueio Clique Aqui.";

3 - Basta clicar no link "CLIQUE AQUI" e você entrará na tela de "Liberação de senha Temporária";

4 - Confirme o envio da senha temporária clicando em "LIBERAR SENHA TEMPORÁRIA". Dentro de poucos segundos chegará uma nova senha no e-mail cadastrado junto à SUFRAMA, exibido nesta tela de confirmação.

5 - Após receber o e-mail com a senha da SUFRAMA (enviada automaticamente pelo e-mail cocad@suframa.gov.br - não é necessário responder), você deverá acessar novamente o formulário contido no link https://servicos.suframa.gov.br/servicos/, e então efetuar login com o CNPJ cadastrado e a´senha temporária;

6 - Siga os passos da tela para trocar a senha temporária por uma senha de sua escolha, e então você estará novamente liberado para acessar o WS SINAL.

OBSERVAÇÕES:
• Para que este procedimento funcione, é necessário que você tenha informado um e-mail válido no cadastro do WS SINAL;
• Se o procedimento não funcionar, entrar em contato com o SUPORTE SINAL: 0800 701 85 85 / sinal@fucapi.br / suporte0800@fucapi.br.



3.10 Quais consultas posso fazer com minha senha WS SINAL?
As principais consultas que podem ser feitas com a senha WS SINAL (Consultas Online)são as seguintes:

Remetente:

Declaração de Ingresso;
Notas Fiscais com Pendência - Fornecedor;
Situação de Notas Fiscais - Forncedor;
Situação de Notas Fiscais - Forncedor e Emissão;
Consultar NFE - Remetente;

Destinatário:

Consulta de Notas Fiscais com TSA não pagas;
Declaração de Ingresso;
Posto Virtual - Recebimento de Mercardoria
Notas Fiscais com Pendência - Recebedor;
Situação de Notas Fiscais - Recebedor;
Situação de Notas Fiscais - Recebedor e Emissão;
Consultar NFE - Recebedor;

Transportador:

Notas Fiscais com Pendência - Transportador;



3.11 Como saber se estou habilitado para uso do WS SINAL?
Ainda não existe consulta publica para erificação de habilitação junto ao WS SINAL. Para maiores informações, é necessário entrar em contato com a Coordenação de Análise Documental - CODOC:

Fone: (92) 3182-1500 Ramal 229 Fax: Ramal 228 - michele.reis@suframa.gov.br / efranco@suframa.gov.br / solange.guimaraes@suframa.gov.br



3.12 Mensagens de Erro - O que fazer?

Principais mensagens exibidas no acesso ao WS SINAL para acessos / cadastramento:

1) Dados de login incorretos.

Possível Problema: Senha ou login informados de forma incorreta.

Ação: Verificar se a caixa alta está ativada.

2) Usuário bloqueado.

Possível Problema: Usuário bloqueado por ter informado senha incorreta mais de três vezes.

Ação: Acessar o link - Solução de Problemas com Login e Senha, do Portal de Serviços SUFRAMA.

3) Usuário não tem acesso ao sistema.

Possível Problema: Usuário ainda não se cadastrou como Remetente, Transportador ou Representante Legal.

Ação: FAC - Caso o usuário não tenha um cadastro no "WS Sinal" poderá realiza-lo a partir dos seguintes links:

  • Remetente: Link
  • Transportador: Link
  • Destinatário: Link
  • Representante Legal: Link

4) Usuário não Autenticado ou sessão expirada!

Possível Problema: Ao passar mais de 5 minutos sem utilização do sistema este efetua, automaticamente, o logout.

Ação: Realizar novo procedimento de login no sistema a partir do link http://alvaraes.suframa.gov.br:7778/PMNRecEViewController/

5) Usuário não tem acesso a rotina especificada!

Possível Problema: Para garantia de segurança no sistema, as rotinas só estarão acessíveis de acordo com o perfil do usuário.

Ação: Nenhuma.

6) O sistema detectou seu perfil como Destinatário. As funções de destinatário estão em fase de desenvolvimento!

Possível Problema: O usuário se cadastrou como destinatário e está tentando acessar o WS SINAL.

Ação: O perfil de Destinatário no "WS Sinal" ainda está em fase de desenvolvimento e em breve já estará disponível para utilização.

7) Transportador bloqueado na base de dados da SUFRAMA! Por favor, entre em contato com a SUFRAMA (CODOC ou CGUDE).

Possível Problema: O transportador já realizou cadastro no WS SINAL, porém a SUFRAMA ainda não liberou o acesso ao WS S INAL.

Ação: Enviar documentação necessária e após este envio, entrar em contato com a SUFRAMA para acompanhamento do desbloqueio do cadastro solicitado.



3.13 O que é PIN e para quê é necessário?
PIN significa Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional, que é um documento gerado pela SUFRAMA a partir dos dados enviados pelas empresas remetentes por meio do WS SINAL Esse documento é necessário e indispensável para ser apresentado nos Postos Centralizadores de Vistoria da SUFRAMA juntamente com a documentação fiscal (notas fiscais, conhecimentos de transporte e manifesto de carga) e a mercadoria que está ingressando, para que seja feita a Vistoria Física da Mercadoria.


3.14 Quando o PIN é autenticado pela SUFRAMA, as notas fiscais são automaticamente internadas?
A autenticação do PIN pela SUFRAMA não significa que as notas estão sendo automaticamente internadas. Significa apenas que a mercadoria foi vistoriada e que a documentação foi recebida. Antes do internamento, a documentação fiscal é analisada pela CODOC, que verifica a consistência dos dados transmitidos via WS SINAL. Em caso de erros de transmissão destes dados, a nota fiscal pode ficar pendente de internamento na SUFRAMA, com código de erro, até que seja feita a regularização da pendência pelo usuário junto à CODIN.


3.15 Como faço o download do software SINAL?
O download do software SINAL 6.0 pode ser feito após acessar o WS SINAL. Portanto, o download do SINAL 6.0 somente está disponível para as empresas que estiverm devidamente cadastradas do WS SINAL e com acesso regular.


3.16 Com quais sistemas operacionais e versões o software SINAL 6.0 é compatível?
O software SINAL 6.0 é compatível apenas com o sistema operacional Windows, versões 98 a XP.


3.17 Qual a configuração mínima do computador necessária para instalação do SINAL 6.0?
A configuração mínima necessária para instalação do SINAL é a seginte:

Pentium 166 Mhz;
Memória RAM de 32 Mb disponível para o usuário;
Monitor Colorido de 14 polegadas, SVGA;
Resolução Mínima de Máquina: 1024x768.

 

CGMEC - Coordenação Geral de Controle de Mercadoria e Cadastro
E-mail: cgmec@suframa.gov.br / jcarlos@suframa.gov.br

Telefone: 3182-1500 Ramal: 211/212/213
COCAD - Coordenação de Cadastro
E-mail: cocad@suframa.gov.br /izamar.martins@suframa.gov.br
Telefone: 3182-1500 Ramal: 219/221
CODIN - Coordenação de Internamento
E-mail: codin@suframa.gov.br / moliveira@suframa.gov.br
Telefone: 3182-1500 Ramal: 219/221
COVIS - Coordenação de Vistorias
E-mail: covis@suframa.gov.br / eduardolincoln@suframa.gov.br
Telefone: 3182-1500 Ramal: 222/223
CODOC - Coordenação de Análise Documental
E-mail: codoc@suframa.gov.br / eduardolincoln@suframa.gov.br
Telefone: 3182-1500 Ramal: 28/229/230/231

CGCOM
cgcom@suframa.gov.br
92 3321-7006

Imagem Aérea da Sede da Suframa
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
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