Acesso à informação
Hoje, Sexta-Feira, 23/06/2017 - 02:56h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Linhas Estratégicas
Altere o tamanho da
fonte do seu texto.


:: Linhas Estratégicas

 

 

:: Tecnologia

A Suframa apoia o desenvolvimento técnico-científico para desenvolver massa crítica capaz de gerar base tecnológica eficiente e atender às demandas atuais e futuras à consolidação do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Isso implica na criação de mecanismos de suporte aos projetos nas áreas de biotecnologia e agroindústria, cujo potencial regional é inconstestável.

É importante fortalecer o PIM com ações de incremento às exportações e outras que viabilizem a formação de uma rede local de fornecedores que atenda à demanda progressiva de bens intermediários e evite importações, o que deverá diminuir os custos de produção e abrir vagas no mercado de trabalho.

Como estratégia, é fundamental a adoção de alguns programas e procedimentos:

  1. Programa prioritário de P&D (para absorção de investimentos da Lei nº 8.387/91) para alavancar o desenvolvimento tecnológico, a formação e a capacitação de recursos humanos na região.
  2. Fixação do Processo Produtivo Básico (PPB) verticalizando das cadeias de produção do Pólo Industrial de Manaus.
  3. Formação de uma Aliança Estratégica de Inteligência Competitiva a partir da reunião e integração de competências e organizações de base científica e tecnológica.

A Suframa criou o Centro Tecnológico do Pólo Industrial de Manaus – CT-PIM e instalou a Unidade de Gestão Estratégica, fruto do levantamento dos gargalos do PIM encomendado à Fundação CERTI. Paralelamente, está incentivando projetos de formação e especialização de recursos humanos em áreas já definidas:

  • Curso Multi-Institucional de Doutorado em Biotecnologia (UA)
  • Curso de Doutorado em Engenharia da Produção (UA)
  • Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UA)
  • Mestrado em Automação (Utam)
  • Mestrado em Telecomunicações (Utam)
  1. Estudos para identificação das necessidades de qualificação e requalificação profissional dos trabalhadores do PIM.
  2. Apoio tecnológico às empresas de produção regional com potencial exportador, sobretudo às de pequeno e micro portes , para a adequação de produtos ao mercado internacional.
  3. Implantação na Zona Franca de Manaus do pólo produtor de software “AmazonSoft”, como alternativa de atração de investimentos e geração de empregos.

 

Foram concluídos em 2006 os estudos de viabilidade para empreendimentos gasquímicos a serem originados do processamento industrial do Gás Natural que chegará a Manaus pelo Gasoduto Coari-Manaus. Identificamos alto grau de viabilidade em relação a diversos produtos, entre os quais destacam-se metanol, estirênicos e fertilizantes. Ao todo representam investimentos estimados em US$ 1,095 bilhão, faturamento anual previsto de US$ 1,63 bilhão, 8.000 empregos na fase de sua implantação, além de 2.000 empregos diretos e 35.000 indiretos na fase de operação. Destes empreendimentos, quatro já possuem manifestação de interesse concreto por parte de grupos empresariais contatados pela SUFRAMA.

Estão em andamento os estudos para mapear as oportunidades e possibilidades em nichos de negócios a serem focados pelo PIM, no grande boom econômico que se aproxima com o advento da transmissão digital dos sinais de TV, além, obviamente,  da manufatura de HDTV e set top box, já em pleno andamento. Investidores internacionais estão sendo contatados e, em breve, a dinâmica tecnológica titulada de TV Digital, terá no PIM uma sólida plataforma produtiva para compartilhar o mercado a ser gerado nessa área.

Aproveitando o grande e benéfico efeito ambiental que o PIM tem, pois gerou riqueza preservando ambiente, ao ponto do Amazonas manter 98% de sua cobertura vegetal intacta, a SUFRAMA está ultimando estudos para implantar mecanismos, do tipo "Selo Verde" ou "Marca Amazônia", visando associá-los aos produtos aqui produzidos, de tal maneira que confiram a esses produtos um diferencial de mercado pelo fato de serem "produção com proteção da Amazônia".


COGEC
cogec@suframa.gov.br
92 3321-7053

Linhas Estratégicas
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014