:: Linhas Estratégicas
:: Atração de Investimentos
A atração de investimentos é parte da missão institucional da Suframa que definiu estratégias para atingir os potenciais investidores, dimensionando as perspectivas, exigências e acesso dos mercados regional, nacional e internacional, a partir da definição das cadeias e agrupamentos produtivos, e do fornecimento de subsídios para elaboração de políticas de desenvolvimento para a Região. Os estudos feitos fornecem a base técnica necessária a quem deseja investir como também aos Governos dos Estados da Amazônia Ocidental e do Amapá, na formulação de seus programas de trabalho.
Estratégias:
1. Desenvolvimento das oportunidades de investimentos divulgando projetos economicamente viáveis (como oportunidades de negócios para o Pólo Industrial de Manaus) de forma intensiva, com a realização de missões internacionais, feiras e exposições, participação em eventos de negócios dentro e fora do País, visitas a potenciais investidores, realização de seminários e encontros de empresas produtoras e fornecedoras.
1.2. Está prevista a realização da VI Feira Internacional da Amazônia que se realizará de 28 de setembro a 02 de outubro de 2011, visando atrair novos investidores nacionais estrangeiros para a Região.
2. Captação de investimentos com ênfase na atração de produtores de componentes para adensar a cadeia produtiva e diversificar a linha de produtos exportáveis;
3. Elaboração de diagnóstico dos impactos da ZFM sobre a economia regional.
4. Participação em programas de desenvolvimento do turismo/ecoturismo e em programas, políticas e propostas voltadas para a gestão ambiental, estimulando a captação de investimentos e a melhoria na infra-estrutura turística básica e fornece apoio técnico, logístico e financeiro a Programas de Turismo/Ecoturismo como:
- Na prática, a Suframa fornece apoio técnico, logístico e financeiro a Programas de Turismo/Ecoturismo como:
- Oficinas no âmbito do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT);
- Participação e apoio técnico-financeiro em eventos nacionais (PNMT);
- Disponibilização do espaço físico e de equipamentos para escritório de representação do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal – Proecotur;
- Recuperação de estradas, urbanização de áreas portuárias e aeroportuárias.
5. Concessão de incentivos fiscais para projetos industriais – aprovar projetos de implantação, ampliação e diversificação, visando à consolidação do PIM. Paralelamente, a Suframa estimula as empresas do PIM a atraírem seus fornecedores para Manaus a fim de formar um pólo de componentes, solidificando a cadeia produtiva e permitindo a diversificação da linha de produtos exportáveis.
6. Disponibilização de lotes de terras no Distrito industrial, como forma de reforçar os fatores de atração de investimentos para a Zona Franca de Manaus.