Acesso à informação
Hoje, Sexta-Feira, 15/12/2017 - 00:27h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» SUFRAMA - Linhas Estratégicas
Altere o tamanho da
fonte do seu texto.



:: Linhas Estratégicas

 

 

:: Interiorização do Desenvolvimento

Interiorização do Desenvolvimento é a forma que a Suframa encontrou a partir dos últimos quatro anos, de distribuir parte da riqueza gerada no Pólo Industrial para o interior da Amazônia Ocidental. É um programa executado em parcerias com outros órgãos e mediante a assinatura de convênios de comparticipação financeira com os Governos Estaduais e Municipais da região, para obras de infra-estrutura, saneamento, estímulo à produção rural.

Uma das diretrizes para interiorizar o desenvolvimento é promover o aproveitamento das potencialidades regionais, apoiando programas que assegurem a continuidade deste processo e a atração de novos investimentos para a Amazônia Ocidental, a partir da divulgação de estudos e implementação de ações que tornem possível a auto-sustentabilidade, a geração de emprego e renda e a melhor distribuição de riqueza na região.

Outra diretriz desse programa é a promoção do desenvolvimento sustentável local com a adoção de um modelo para a Amazônia capaz de, ao mesmo tempo, preservar a capacidade produtiva dos recursos naturais, viabilizar economicamente o uso, e dar qualidade de vida aos habitantes da região.

Estratégias:

1. Ampliação e manutenção do banco de dados do projeto de potencialidades regionais identificadas em estudos anteriores, para orientar empreendedores nacionais e internacionais que desejem investir na Região. Em meados da década de 90, a Suframa em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia da Amazônia – ISAE, da Fundação Getúlio Vargas, fez o levantamento dos produtos da região com potencial econômico, viabilidade de exploração e fontes das financiamento. Os resultados foram reunidos num estudo detalhado das potencialidades regionais que tem sido posto à disposição dos Governos Estaduais e Municipais da Amazônia Ocidental e de Macapá e Santana, no Amapá, para que sejam parceiros da Suframa na atração de investidores.

2. Articulação para elaboração de sistema contábil para gestão ambiental , que possibilite a inserção de dados e registros sobre o patrimônio ambiental, observando preceitos fundamentais de ciências contábeis, econômicas, jurídicas e naturais.

3. Atuação estratégica integrada para áreas de fronteira buscando convergir mecanismos disponíveis na Suframa, cabíveis à Áreas de Livre Comércio, às ações de outros órgãos governamentais, especialmente do Projeto Calha Norte, a fim de promover atividades conjuntas direcionadas ao desenvolvimento sócio-econômico das regiões de fronteira.

4. Apoio à elaboração das Contas Regionais dos Estados da Amazônia Ocidental e Amapá, prosseguindo no trabalho desenvolvido pela Suframa, em parceria com o IBGE, para promover a capacitação técnica das Secretarias de Planejamento e Órgãos de Estatística da Amazônia Ocidental e Amapá, visando à construção das Contas Regionais Anuais.

5. Treinamento e reciclagem das associações e Cooperativas da Amazônia Ocidental para aprimorar as gestões administrativas dos projetos de produção financiados a título de gestão, emprego e renda, possibilitando a emancipação.

6. Fomento a projetos de infra-estrutura econômica e social na Amazônia Ocidental e Amapá, que promovam o desenvolvimento da Região.

7. Elaboração de estudos econômicos agropecuários e agroindustriais capazes refletir a situação do setor agropecuário e agroindustrial, para subsidiar investidores interessados nos diferentes segmentos do setor.

8. Zoneamento econômico-ecológico do Distrito Agropecuário de Manaus indicando os potenciais e as áreas aproveitáveis sob os pontos de vista técnico, econômico e ambiental, com ênfase nas atividades previstas para aquela área.

9. Ações de apoio à implantação do Projeto Piloto de Colonização em Grupo, no Distrito Agropecuário, que prevê o assentamento de famílias de produtores rurais em áreas previamente preparadas, dotadas da infra-estrutura necessária ao suporte dos colonos, inclusive escolas, postos de saúde, etc.


COGEC
cogec@suframa.gov.br
92 3321-7053

Linhas Estratégicas
Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014