Acesso à informação
Hoje, Terça-Feira, 28/03/2017 - 00:22h   
Página Principal   Acesso a Suframa   Acesso a Modelo ZFM   Acesso a Serviços   Acesso a Notícias
» MODELO ZONA FRANCA - Desenvolvimento regional sustentável
Altere o tamanho da
fonte do seu texto.



SUFRAMA. APOIANDO O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA. SAIBA COMO O SEU MUNICÍPIO PODE SER PARCEIRO.

 

SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Órgão da Administração Pública Federal, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC. Seu objetivo é administrar e controlar os incentivos fiscais concedidos às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, bem como promover estratégias de desenvolvimento para a Amazônia Ocidental. Sua área de atuação é a Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) e Área de Livre Comércio de Macapá/Santana (Amapá).

A Suframa tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da geração, atração e consolidação de investimentos e do apoio à capacitação tecnológica em sua área de atuação, buscando a inserção internacional competitiva, assim beneficiando a região amazônica e o Brasil.

Para apoiar no desenvolvimento do seu município, a Suframa investe em projetos voltados para o fortalecimento de atividades econômicas na região. O apoio é realizado na forma de convênios ou transferências voluntárias de recursos.

 

CRITÉRIOS DE APLICAÇÃO DE RECURSOS
Os recursos devem ser aplicados em projetos eminentemente voltados para o fortalecimento das atividades econômicas (Produção, Infraestrutura Econômica, Turismo, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Capital Intelectual).

Obedecidos os critérios, os recursos financeiros vinculados às dotações orçamentárias disponíveis, de acordo com a Resolução n.º 171 de 23/03/2001 do Conselho de Administração da SUFRAMA, alterado pela Resolução 260, de 11/12/2007, serão alocados obedecendo ao seguinte critério de distribuição:

Suframa – 20%
Governos (AC, AM, RO, RR e AP) – 35%
Municípios (AC, AM, RO e RR) – 35%
Capitais e ALCMS – 10%

 

TIPOS DE PROJETOS APOIADOS
O processo de Análise e Seleção dos Projetos necessariamente deve obedecer à seguinte classificação de enquadramento:

Projetos de Produção: apresentam em sua essência o incremento produtivo em algum setor, com agregação de valores e aumento quantitativo da produção.

Projetos de Apoio à Infraestrutura Econômica: voltados para a estrutura socioeconômica do Estado ou Município e para o incremento da infra-estrutura, servindo de apoio para outros setores e projetos que apresentam na essência a base para a atração de novos investimentos.

Projetos de Apoio ao Turismo: serão enquadrados aqueles eminentemente voltados para o incremento de setor turístico.

Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento: direcionados à pesquisa de novas tecnologias e estudos capazes de gerar incremento a atividades econômicas.

Projetos de Capacitação de Recursos Humanos (Capital Intelectual): direcionados para treinamento e qualificação de mão-de-obra.

 

PLANO PRURIANUAL (PPA) - PROGRAMAS E AÇÕES

A SUFRAMA contemplou no Plano Plurianual (PPA) 2008-2011 o Programa denominado Interiorização do Desenvolvimento, destinado a alocação de recursos em ações voltadas ao atendimento a projetos dos Estados, Municípios e Entidades sem fins lucrativos que visem ao fortalecimento das atividades econômicas na Amazônia Ocidental e Áreas de Livre Comércio de Macapá/Santana.

PROGRAMA 1020 – Interiorização do Desenvolvimento da Área de Atuação da SUFRAMA.

OBJETIVO: contribuir para o Desenvolvimento na Amazônia Ocidental e de Macapá e Santana no Amapá.

AÇÃO 0506 – Apoio a Projetos de Desenvolvimento na Amazônia Ocidental e Áreas de Livre Comércio de Macapá e Santana (AP).

AÇÃO 0033 – Apoio a Arranjos Produtivos Locais (APLs) na Amazônia Ocidental

AÇÃO 2746- Fomento à Capacitação de Recursos Humanos nas áreas de atuação da SUFRAMA.

 

FONTE DE RECURSOS
Os recursos arrecadados pela SUFRAMA são provenientes de Taxas de Serviços Administrativos – TSA, cobrada das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus - PIM, e de emendas parlamentares alocadas no seu orçamento.

 

FORMA DE ACESSO
Os projetos devem ser apresentados em conformidade com a regulamentação federal, Decreto 6.170, de 25 de julho de 2007 e Portaria Interministerial MP/MF/MCT nº 127/2008 que dispõem sobre normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse por intermédio do Portal de Convênios – SICONV no endereço eletrônico https://www.convenios.gov.br/portal/

 

CONTATO
Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA
Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional – CGDER
Email: cgder@suframa.gov.br
Fone: 92 3321-7121


CGDER
cgder@suframa.gov.br
92 3321-7121

Cidade de Manaus

 

 

 

 

Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas
TEL: 55 92 3321-7000
ANEXO I (92) 3321-7000
Copyright © 1996-2014